O cadastro PIS 2022 deve acontecer para que o trabalhador exerça o seu direito ao abono salarial. Cabe a empresa contratante realizar o cadastro PIS 2022 de todos os seus funcionários. Em seguida, estes deverão comparecer até uma agência da Caixa para solicitar o Cartão Cidadão ou depósito em conta corrente.

Como funciona o PIS 2022?

O Programa de Integração Social – PIS é representado por um número que identifica trabalhadores beneficiados pelo abono salarial. O PIS 2022 é administrado pela rede bancária da Caixa Econômica Federal.

O programa funciona como um bônus aos trabalhadores que contribuem para as empresas privadas.

Mas, estas empresas precisam realizar corretamente a declaração de Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e incluir o trabalhador no documento.

Para receber o salário o trabalhador deve estar devidamente inscrito no PIS, e comparecer até uma agência da Caixa para resolver como será efetuado o saque.

Há dois opções de recebimento: diretamente na conta corrente, em caso de já ser agenciado da rede. Ou por meio do Cartão Cidadão, próprio para benefícios.

Quem pode receber o PIS 2022

No momento do cadastro PIS 2022 a empresa deve confirmar se o trabalhador tem direito ao recebimento do abono.

Para isso, verifica no quadro de funcionários quem tem direito ao PIS 2022. Considerando:

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para a empresa, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.

Em seguida, a Caixa considera outras questões para a liberação do PIS ao trabalhador. Sendo:

  • Trabalhador com seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Inscrito no PIS há pelo menos 5 anos.

Sobre essa última exigência da Caixa, em relação ao tempo de inscrição no PIS, entende-se que o trabalhador nunca antes inscrito no programa e que passou a trabalhar na empresa há menos de 5 anos, não receberá o abono.

➜ Em casos de PIS atrasado, clique aqui e veja detalhes!

Cadastro PIS 2022

As empresas podem escolher entre duas formas para realização do cadastro abono salarial caixa 2022.

Quando o número de funcionários for alto é possível fazer a inscrição em lote, em um sistema virtual cedido pela Caixa, o Conectividade Social.

Outra opção é inscrever individualmente seus funcionário diretamente em uma agência da Caixa, levando documentos do trabalhador. Este caso é indicado para as empresas que possuem menos empregados.

Via internet é necessário aguardar até 5 dias para confirmar o cadastro de todos os funcionários.

E pedir a autorização da Caixa para utilizar o sistema Conectividade Social. É recomendado ler com atenção o manual do programa.

Saque PIS 2022

Quando verificar que está devidamente inscrito no PIS o trabalhador pode verificar como fará o saque PIS 2022.

Que acontece de acordo com um calendário que organiza o recebimento com base no mês de nascimento do trabalhador.

Os beneficiários devem receber o abono com o Cartão Cidadão no caixa eletrônico ou guichês de atendimento. Outra opção é o saque diretamente da sua conta corrente da Caixa.

Estas questões devem ser resolvidas diretamente na agência da Caixa.

Valor PIS 2022

O valor PIS 2022 é definido conforme o tempo de contribuição do trabalhador e o atual salário mínimo federal. O pagamento é realizado de acordo com as datas do calendário PIS 2022.

O cálculo é:

  • Meses trabalhados no ano x 1/12 do salário mínimo = valor do PIS.

O salário vale R$998,00 e 1/12 de seu valor representa 83,1. Dessa forma, veja uma simulação do ganho de uma pessoa que trabalhou 11 meses durante o ano:

  • 11 meses x 83,1 = R$914,10 de abono salarial.